segunda-feira, 25 de junho de 2012

Teste de conhecimentos

Sobre Gestão do Conhecimento há um teste de conhecimentos no link Segue um texto baseado nas perguntas

As empresas mais modernas que atuam na era do conhecimento devem ter uma estrutura organizacional mais horizontalizada, o que facilita o trabalho por processo, onde o foco é a satisfação do cliente. Uma das características destas empresas é que Os colaboradores compreendem o todo e o negócio das outras funções.
O conhecimento tácito é o mais difícil de ser gerenciado, uma vez que se encontra na mente das pessoas e é difícil se transmitir; existem no entanto algumas formas de se conseguir isto nas organizações, Os funcionários mais antigos normalmente detém uma gama de conhecimento relevante da empresa e devem ser aproveitados e valorizados ao máximo.
Além dos avanços tecnológicos, que forçaram as organizações a dar mais atenção ao conhecimento, A TI é cada vez mais acessível e transparente e seus custos cada vez mais reduzidos, o que propicia a sua utilização.
Quando se fala em gestão do conhecimento, pressupõe-se que exista um conceito bem definido do que venha a ser exatamente “conhecimento”. Conhecimento pode ser definido como sendo de dois tipos, tácito (subjetivo) e explícito (objetivo).
Uma característica da Economia do Conhecimento é que o tempo é a longo prazo.
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Pois o passado e uma análise do futuro devem ser sempre levados em conta.
Nesta nova economia, o foco atual das organizações se voltou para os clientes, afinal são eles “que pagam as contas ...” Mas existem outras razões para que isto ocorra, Pois existem clientes que colaboram com a empresa dando retorno da imagem, outros que forçam a empresa a criar padrões de alta qualidade para seus serviços e devem ser considerados.
Cultura organizacional é um item chave para se poder gerir o conhecimento da organização. Alguns fatores e valores culturais devem existir, para se obter uma bem sucedida gestão do conhecimento, Compartilhar o conhecimento deve ser algo natural, porque a cultura é invisível mas muito poderosa e não adianta forçar as pessoas, elas devem ser conquistadas e convencidas a trocar idéias e experiências.
Adotando o modelo dos 4 capitais do conhecimento, Intelectual , Ambiental de
Relacionamento, e Estrutural, desenvolvido pelo CRIE- COPPE, para uma efetiva gestão do conhecimento, Para se monitorar o Capital ambiental é necessário um trabalho de inteligência competitiva que leve em conta variáveis sociais, tecnológicas, econômicas e políticas
Existem várias características organizacionais que predominam nesta nova era do conhecimento e que não tinham valor na era industrial, Trabalho em equipe é muito valorizado pois combina "expertises e visões" diferentes de cada participante sobre um mesmo assunto, o que propicia melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário